quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Em três meses, Jundiaí evita circulação de 240 toneladas de sacolas plásticas

Três meses após a implantação do projeto de substituição das sacolas plásticas por métodos alternativos de transporte de mercadorias,  supermercados e população podem comemorar.

Em 90 dias da campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, promovida pela Associação Paulista de Supermercado (APAS), 66 milhões de sacolinhas deixaram de ser utilizadas, ou seja, 240 toneladas de plásticos não precisaram ser encaminhadas ao aterro sanitário de Jundiaí.
Segundo um balanço do projeto, desde o início da campanha foram comercializadas 250 mil unidades da sacola retornável produzida em TNT, ao preço de R$ 1,85 cada. Outra opção adotada pelos consumidores foi a sacola biodegradável: foram nove milhões de unidades ao preço de R$ 0,19 cada.
Para Miguel Haddad, o sucesso da campanha está diretamente ligado a um trabalho de conscientização junto à população e ao envolvimento das empresas.
“Os resultados demonstram que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada no desenvolvimento de um projeto voltado para a preservação do meio ambiente pode apresentar resultados tão ou mais efetivos do que uma exigência legal”, diz o prefeito.

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